Família

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DEUS VAI TROVEJAR!!!!

1 Samuel 7:10

   " E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande trovoada sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

      No ano de 2010, Deus por sua infinita misericórdia, me emprestou algumas mensagens, esta que está em apreço é uma das que eu mais me alegrei, pois:
      Por mais que estamos destacando 1Sm 7; este período ainda é dos juízes, ainda não havia rei constituído em Israel, e bem sabemos que o período dos Juízes foi um período de muita oscilação espiritual, ora Israel estava adorando a Deus, ora estavam servindo a baal, por conta disto, Deus deixava Israel nas mãos dos inimigos, mas quando Israel se arrependia e clamava ao Senhor, Deus levantava um Juiz para libertar o povo.
      Neste texto em especial, Samuel chama o povo a uma responsabilidade, pedindo que o povo tirasse de suas casas as estátuas de astarotes, .... . O povo decide obedecer a Samuel, e fazem um concerto com o Senhor.
      Israel estava decidido a fazer a diferença a partir daquele momento, queria voltar a ser referencial, honrar ao Deus que servia, resolveram então se reunirem em Mispa, para um culto de concerto aonde Samuel iria oferecer um holocausto à Deus. Mas a bíblia diz:"1Sm 7:7 ¶ Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus". Os filisteus se levantaram como opositores, para impedirem que Israel se conserta-se e fizesse a diferença.
      Interessante que quando alguém se levanta para fazer a diferença, sempre encontra opositores para impedirem esta obra. Exemplo:
- Moisés sofreu com CORÉ, DATÃN E ABIRÃO
- Davi sofreu com seu IRMÃO mais velho quando foi lutar com o gigante, SAUL, .... .
- Neemias sofreu com SAMBALATE E TOBIAS E GESEM.
- Jeremias sofreu com a sua PRÓPRIA FAMÍLIA.
- Jesus sofreu com os FARISEUS, ESCRIBAS, .... .

      Mas um ensinamento temos com esta passagem, o texto diz: 1Sm 7:8 "Pelo que disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus". A bíblia vem nos enformar que os filisteus estavam descendo o monte para destruir os israelitas, porém, SAMUEL, não ordenou que o exército se levantasse, nenhum guerreiro se disponibilizou para guerra, mas algo foi realidade naquele momento, eles depositaram suas confiança em Deus; "Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus".
      Depositando esta confiança no SENHOR, o texto diz: 1 Sm 7:9 " Então, tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos". Vrs. 10 "e trovejou o SENHOR aquele dia com grande trovoada"; Quando Deus viu que o povo diante aquela adversidade estavam clamando à Ele, a BÍBLIA diz: Trovejou o Senhor uma grande trovoada", não foi um trovejo natural, não foram nuvens carregadas juntas de uma frente fria que se encontrou com uma frente quente, e fez trovejar, não não não.
      Quando opositores se levantarem contra nossas vidas devemos aprender uma lição, não é a nossa mão que vai agir, a vingança não pertence a mim, a Vingança é do Senhor; muitos personagens bíblicos sofreram com opositores, mas Deus entrou com a Sua providência e mostrou que é quem.

      Breve saudação de uma mensagem ministrada no ano de 2010.

                                                  Deus vos abençoe.
                                                                                                                      PAZ


3 comentários:

  1. A paz do Senhor, parabéns pelo empenho, e pela exegese que realizou no texto citado , que Deus continue te abençoando. pr Efesio fco Paula . Assembléia de Deus.

    ResponderExcluir