Família

terça-feira, 19 de abril de 2011

FESTA DA PÁSCOA !!!!!!!!

A Paz meus irmãos, depois de um período que estava ausente do blog, venho para falar de uma forma objetiva sobre a Festa da Páscoa.

As origens do termo  Pascoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 


            A primeira Páscoa, a qual foi realizada no Egito, foi diferente das demais que foram realizadas posteriormente. A Páscoa realizada no Egito está relacionada à décima praga; a morte dos primogênitos dos egípcios e de seus animais e, também com a saída de Israel do Egito (Êx 12). Naquele dia, cada família fora instruída a imolar um cordeiro, ou cabrito, sem defeitos, e, aplicar o seu sangue nas ombreiras e na verga da porta de suas casas, como sinal que lhes asseguraria segurança se ficassem em casa. Contudo, precisavam obedecer à ordem divina. Portanto, o sangue aspergido nos marcos das portas, fora efetuada com fé obediente (Êx 12.28; Heb 11.28); essa obediência pela fé, então resultou na redenção mediante o sangue (Êx 12.7,13). Evidentemente o evento da Páscoa e do Êxodo, é sem dúvida, a mais linda história de Israel no A.T A história de um povo resgatado da escravidão. Temos realmente certeza, de que se Deus, não houvesse agido e libertado o Seu povo, da escravidão do Egito, a história de Israel seria outra.

            No mês da saída dos israelitas, foi determinado por Deus que seria o primeiro do ano, por isso que existem dois calendários, o comum e o religioso, neste primeiro mês no décimo dia era separado o cordeiro. (Ex 12:1-3) No décimo quarto dia ele era imolado e comemorava-se a páscoa.

            Os cristãos comemoram a páscoa lembrando da ressurreição de Cristo, pois a partir da ressurreição foi iniciada a época da Graça, libertação, salvação através de Jesus Cristo.
           
            Estamos próximo a comemoração da páscoa, queremos através deste blog trazer o entendimento que a Páscoa é sinal de passagem de um período de escravidão para liberdade, passagem da morte para vida. Ex 12:48 “Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao SENHOR, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.” Para participarmos da páscoa (sermos livres, libertos e salvos) precisamos ser circuncidado que significa hoje para os cristãos o novo nascimento, sem o novo nascimento o texto em destaque acima afirma “...mas nenhum incircunciso comerá dela.”
        
         Não é proibido comer chocolate e bom bom, mas tenha registrado em sua vida que a Páscoa está acima de uma comemoração comestível.

                             Deus vos abençoe.
                                                                                        Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário