Família

terça-feira, 8 de março de 2011

Analisando o Texto !!! ( Parte III )

Amados, quero por meio desta mensagem esclarecer algo para todos aqueles que amam a bíblia sagrada e gostam de compartilhar a mesma ou lecionar e ministrar a Palavra de Deus.
O que vai ser mencionado, não tem nada haver com salvação, é apenas uma atenção que teremos a partir deste esclarecimento; pois é muito comum nós ouvirmos nas igrejas o pregador dizendo ou alguém nas oportunidades pronunciarem o que quero esclarecer. É comum ouvirmos:
- abram suas bíblias em primeirA Reis, segundA Crônicas, primeirA Samuel, Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, abram no livro de Coríntios, Romanos, Gálatas, Timóteo ... . Tenho certeza que você já ouviu!
Se ouviu. Beleza, pois, isto não interfere na salvação da pessoa que falou ou ouviu, mas como escrevo no blog sobre curiosidades e estudo vamos lá.

A bíblia sagrada é um conjunto de livros e cartas, que unidas são 66 que naturalmente quando pronunciamos dizemos 66 livros; porém, no Antigo Testamento estão 39 livros e o Novo Testamento contém 27 livros, sendo que 21 são Epístolas. Então quando tivermos a rica oportunidade de fazer menção da Palavra de Deus e citarmos o Antigo Testamento devemos pronunciar de maneira correta primeirO Reis, segundO Crônicas ou primeirO Samuel, pois se tratam de livros, e livro deve ser pronunciado de maneira masculina.
Os quatro Evangelhos são Mateus, Marcos, Lucas e João. Sendo que a Palavra evangelho significa boas novas, e sabemos que Jesus veio trazer as boas novas, então quando tivermos a rica oportunidade de fazer menção da Palavra de Deus e citarmos os Evangelhos devemos dizer corretamente que estaremos lendo o Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Mateus, Marcos, Lucas e João; mas se este texto for extenso diga apenas: - Evangelho segundo Mateus ... ; pois cada um escreveu sobre Jesus.
No Novo Testamento é contido de livros e epistolas, por este fato é comum pronunciarmos tudo de forma masculina, mas Epistolas são cartas; então a pronuncia de uma epistola é feminina, quando tivermos a rica oportunidade de fazermos menção da Palavra de Deus e citarmos as Epistolas, devemos pronunciar primeirA ou segundA carta aos Coríntios, Efésios ... , se for extenso diga apenas PrimeirA Coríntios, .... .

Espero que esta mensagem edifique sua vida.

                                             Deus vos abençoe.
                                                                                        Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário