Família

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Festa de Pentecostes !!!!!!!!!

        A Paz do Senhor Jesus Cristo, é com muita alegria que venho esta semana para continuar falando sobres as festas Judaicas, e em detalhe hoje sobre a Festa de Pentecostes, que é interessante, pois esta festa antes da descida do Espírito Santo, era tratada de uma forma, e após a descida tem um novo significado, pelo menos para os Cristãos. Esta festa iniciava-se 50 dias após o primeiro dia da festa dos Pães Asmos.

         Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, Festa de Pentecostes era uma celebração agrícola, originalmente, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente, essa celebração foi levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo de Jerusalém. Os muitos relatos bíblicos não revelam, com clareza, a ordem do culto, mas é possível levantar alguns passos dessa liturgia:
A cerimônia começava quando a foice era lançada contra as espigas (Dt 16.9). É bom lembrar que deveria ser respeitada a recomendação do direito de respigar dos pobres e estrangeiros (Lv 23.22; Dt 16.11); a cerimônia prosseguia com a peregrinação para o local de culto (Ex 23.17); o terceiro momento da festa era a reunião de todo o povo trabalhador com suas famílias, amigos e os estrangeiros (Dt 16.11). Essa cerimônia era chamada de "Santa Convocação" (Lv 23.21). Ninguém poderia trabalhar durante aqueles dias, pois eram considerados um período de solene alegria e ação de graças pela proteção e cuidado de Deus (Lv 23.21); no local da cerimônia, o feixe de trigo ou cevada era apresentado como oferta a Deus, o Doador da terra e a Fonte de todo bem (Lv 23.11). Os celebrantes alimentavam-se de parte das ofertas trazidas pelos agricultores;
As sete semanas de festa incluíam outros objetivos, além da ação de graças pelos dons da terra: reforçar a memória da libertação da escravidão no Egito e o cuidado com a obediência aos estatutos divinos (Dt 16.12).

            Após a descida do espírito santo, que ocasionou na Festa de pentecoste (agrícola); os cristãos foram cheios do Espírito, e se cumprira as promessas do A.T. desde esta data a Festa de Pentecostes é reconhecida como avivamento.

            Se juntarmos o entendimento da festa de Pentecostes, antes e depois da descida do Espírito Santo, teríamos hoje em dia uma festa de muita comunhão e avivamento. Que tenhamos este entendimento DIARIAMENTE, comunhão entre os irmãos, ofertas à Deus e avivamento espiritual. Resumidamente espero que tenham entendido.

                                            Deus vos abençoe.
                                             
                                                                                                             Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário