Família

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O DILEMA DE SIFRÁ E PUÁ !!!!!


Estamos diante de um texto muito interessante, pois duas parteiras chamadas de Sifrá e Puá receberam uma ordem de Faraó. Êxodo 1:16 “E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.”
            Imaginem irmãos a situação em que ficaram as parteiras das hebréias com a ordem dada de nada mais e nem nada a menos que o Faraó do Egito. Creio que para algumas pessoas em situação semelhantes aproveitariam a oportunidade para ganhar pontos com Faraó. Mas a Palavra de Deus foi muito clara em dizer que as parteiras temeram a Deus. Êxodo 1:17 “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.”
            As parteiras viveram um grande dilema: OBEDECER A FARAÓ OU A DEUS?
            Aprendemos muito com as parteiras porque alguns cristãos passam por dilemas parecidos quando trabalham com pessoas que querem superfaturar notas de compras a mando do patrão, secretárias tendo que mentir para livrar seus patrões; e muitas situações semelhantes. E ai? O que fazer em horas como essas? Obedecemos aos homens ou temamos ao SENHOR?
            Elas escolheram a melhor opção. Temeram ao SENHOR; é bem verdade que elas quando chegaram à presença de Faraó mentiram quando elas disseram a Faraó: “É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Êxodo 1:19”. Deus não compactua com a mentira, pois não precisamos mentir para alcançarmos uma providência de Deus. Mas com todo o contexto o que pesou mais foi o temor ao SENHOR, e por conta desta atitude “Êxodo 1:21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.”
            O que aprendemos com este texto, é que a nossa atitude em temer ao Senhor é o que fará a diferença em nossas vidas. Provérbios 9:10 “O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria...” Atos 5:29 “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.”

                                                Deus vos abençoe
                                                            Paz 

9 comentários:

  1. Nossa muito lindo, confesso que nunca havia prestado atençao nessas partes, são pequenas pessoas que tenham grandes exemplos e historias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequenas pessoas, pequenos detalhes, anônimos a bíblia Sagrada nos dá lindos ensinamentos, através deste detalhes. Deus te abençoe Keila, pazzzzzz

      Excluir
  2. Realmente a Bíblia é fascinante, pois em pequenos detalhes nos dá grandes ensinamentos. pazzz

    ResponderExcluir
  3. Amei a mensagem. Muito edificante. Deus lhe abençoe.
    Se quizer conhecer o meu blog e seguir:
    www.marleneecarloscumprindoochamado.blogspot.com
    A paz do Senhor!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com sua mensagem muito boa. Mais este dilema culminou com uma mentira; e a ética cristã? E como explicar para os céticos de plantão que uma serva de Deus mentiu? A paz pr. Fábio! agsinfronio@hotmail.com aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas não foram abençoadas por causa da mentira, que talvez não fosse a melhor resposta para faraó, mas foram abençoadas por não terem violado a maior lei de DEUS,que proíbe o assassinato

      Excluir
  5. Irmãos, naquele tempo dado ao pesado trabalho do povo hebreu realmente as mulheres eram mais fortes, e realmente aquela historia contada por elas era verdadeira, poderiam evitar é claro obedecer a farao, mas não fizeram isso por temerem a Deus, então na verdade não mentiram, Deus não tem o culpado por inocente, Ele não vai contra sua própria Palavra, lembre-se da passagem de Safira, foi um ato bondoso vender suas terras ( por mais que a intenção de seus corações fossem erradas ) mas mentiram em não dar toda parte da venda

    ResponderExcluir
  6. Irmãos, eu entendo que elas não mentiram, pois se eram tão tementes a Deus a ponto de arriscar suas vidas, indo contra a ordem de Faraó, não iriam mentir. Creio que foi também uma estratégia dada por Deus de se demorarem um pouco a chegar, e quando chegassem a criança já havia nascido, desta forma poupavam a vidas de inocentes e não iam contra a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Vc só esqueceu de dizer que Sifrá e Puá era Joquebede e Miriam que recebem esses nomes por causa da sua atividade secular

    ResponderExcluir